domingo, 1 de dezembro de 2013

“PAI, PERDOA-LHES...”

01 DE DEZEMBRO
“PAI, PERDOA-LHES...”

            Andando solitário, saudoso, melancólico, esnobado e descrente pelas estradas poeirentas da vida, deparei-me com um homem de porte majestoso, alto, de pele bronzeada, rosto suave, olhos meigos, cabelos negros e longos, roupas longas, pés descalços, gestos medidos, voz cativante, palavras de vida eterna. Aproximou-se alguém de mim que, como eu, o via passar, estendeu o seu braço direito e, com o dedo indicador em riste, apontou para aquele homem majestoso e me diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João, 1, 29).
            Passei, então, a seguí-lo, em seu caminhar silencioso e meditativo.
            Ao notar minha presença, ele se volta, e pergunta: “Que está procurando?”, e eu lhe respondo, com outra pergunta: “Mestre, onde moras?” e ele me responde prontamente: “Vem e vê.” (Jo 1,38-39). Comecei a caminhar ao seu lado, e ele se volta para mim encarando-me com seu olhar doce,  meigo e profundo e me diz: “Arrepende-se, porque está próximo o Reino dos Céus.” (Mt 4,17), e, como se estivesse vivendo em uma outra dimensão sem tirar os pés do chão, continuou: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la, mas o que perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.” (Mt 16,24-25), e, a seguir, dizendo: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. se não fosse assim, eu lhe teria dito, pois vou lhe preparar um lugar, virei novamente e lhe levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, você esteja também” (Jo 14,2-3), acrescentando: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” (Jo 14,6). Dizendo isso  me convida a conhecer as suas moradas...  
           Levou-me até onde brincava uma inocente criança, abraçando-a olhando profundamente os seus olhinhos inocentes, calmos e cristalinos como uma lagoa que assimila e reflete o azul do céu e os raios dourados do sol,  e me diz: “... se você não se converter  e não se tornar  como as crianças, de modo algum  entrará no Reino dos Céus. Aquele, portanto, que se tornar pequenino como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus.” (Mt 18,2-4). “Aquele que receber uma criança como esta por causa do meu nome, recebe a mim, e aquele que me recebe, recebe aquele que me enviou...” (Lc 9,46-48);  “Em verdade lhe digo: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. (Mc 10,15), porque, como essa criança, serão “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5,8).          
Passamos, depois, por diversas outras moradas do Mestre: o faminto, o sedento, o despido, o peregrino, o doente, o encarcerado e, olhando e apontando  para cada um deles,  me disse o Mestre: “E quem der, nem que seja um copo d’água a um desses pequeninos... em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.”(Mt, 10,42), porque serão “Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus.” (Mt 5,8); socorra sempre os necessitados, disse-me ele, e aprenda esta regra de ouro: “Tudo aquilo, portanto, que você quer que os homens lhe faça, faça você a eles, pois esta é a Lei e os Profetas.” (Mt 7,12).  
O Mestre, vendo-me calado e, penetrando em meu coração notou tantas amarguras, mágoas, ressentimentos e dores, colocou a mão em meu ombro e me conforta: “Ame os seus inimigos, faça o bem aos que lhe odeiam, bendiga os que lhe amaldiçoam, ore por aqueles que lhe difamam. A quem lhe ferir numa face, oferece a outra; a quem lhe arrebatar a capa, não recuse a túnica. Dá a quem lhe pedir e não reclame a quem tomar o que é seu. Como você quer que os outros lhe façam, faça também a eles. Se você ama os que lhe amam, que graça você vai alcançar? ...ame seus inimigos, faça o bem e empreste sem esperar coisa alguma em troca. Será grande a sua recompensa, e você será filho do Altíssimo, pois ele é bom para com os ingratos e maus.” (Lc 6,27-35).
Ao me dizer isso, eu o encarei descrente dessa possibilidade, pois, como iria eu amar meus inimigos que tantos males me fizeram? E os que disseram serem meus amigos, se só tentaram me prejudicar? E as pessoas que disseram que me amavam, se só pensaram em si próprias?   
            Como poderia eu amar quem me fez mal?
O Mestre, ao observar a minha descrença e na impossibilidade do perdão, acrescenta: “Seja misericordioso como o seu Pai é misericordioso. Não julgue para não ser julgado; não condene para não ser condenado; perdoa, e lhe será perdoado. Dê, e lhe será dado; será derramada no seu regaço uma boa medida, calcada, sacudida, trasbordante, pois com a medida com que você medir, você será medido também.” (Lc 6,36-38), e continuou: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5,7); e disse ainda para que eu não esquecesse o seu mandamento novo, quando afirmou: “Dou a você um mandamento novo: que amem-se uns aos outros. Como eu amei voces, vocês devem se amar também uns aos outros.” (Jo13,34). 
E eu lhe respondi: “Mestre, amo a Deus, mas é tão difícil perdoar a quem nos fez mal, é tão difícil esquecer as ofensas, é tão difícil esquecer as esnobações, é tão difícil esquecer ingratidões, despresos, traições...”, ele, prontamente, me respondeu: “não se esqueça do que eu disse, do alto da cruz, me referindo aos meus algozes: “Pai, perdoa-lhes, não sabem o que fazem” (Lc 23,34); porque, se lhe prenderam, a mim prenderam também, se lhe caluniaram, a mim caluniaram também, se lhe desacreditaram, a mim desacreditaram também, se falaram mentiras a seu respeito, falaram também ao meu respeito, se lhe levaram a um tribunal, a mim levaram também, se lhe humilharam, lhe abandonaram, a mim fizeram isso também, porque você quer ser diferente de mim? Lembre-se do que eu disse: “Não existe discípulo superior ao seu mestre, nem servo superior ao seu senhor.”  (Mt 10,24); então, porque você quer ser diferente? Não se esqueça do que o meu Apóstolo João escreveu: “Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas odeia o seu irmão, é um mentiroso: pois quem não ama seu irmão, a quem vê, a Deus, a quem não vê, não poderá amar. E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.” (1Jo 4,20-21). E o Mestre continuou: “Quando você estiver rezando, perdoe tudo o que tiver contra alguém, para que o seu Pai que está no céu também perdoe os seus pecados. Porque, se você não perdoar, o seu Pai que está no céu também não perdoará os seus pecados” (Mc 11,25-26).         
Ao ouvir isso do Mestre, mesmo com o peito ferido e o coração sangrando, mesmo sem ver perspectivas de dias melhores, eu lhe respondo, do fundo do coração:
            “SENHOR,...  EU... AMO... EU PERDOO... (Diácono Milton Restivo).
Também são lembrados neste dia: Santa Cândida de Roma e Bem-aventurado Charles de Foucauld, Bem-aventurada Maria Clementina Anarite Nengapeta, São Candres de Maestricht (bispo), São Castriciano de Milão (bispo), São Constanciano de Javron (abade), Santos Edmundo Campion, Alexandre Briant e Rafael Sherwin (presbíteros), Santo Eloi (ou Elígio)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário