quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O QUE OS SANTOS FALAM DE MARIA

26 DE DEZEMBRO
O QUE OS SANTOS FALAM DE MARIA


Se não fosse por Maria, não teríamos Jesus... Jesus, para se fazer homem quis precisar de Maria... O homem, para se tornar filho de Deus, tem que precisar de Maria...   
            Se quisermos chegar até Jesus, tem que ser por Maria: não há outro caminho mais curto e mais seguro... E conhecemos tão pouco  essa ligação tão íntima entre Maria e Jesus e Jesus com Deus Pai... São Luiz Maria Grignon de Montfort, em seu livro “Tratado do Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, nos dá uma verdadeira lição do conhecimento que tem sobre Maria e como devemos amá-la, e escreve: “Deus fez um lago muito grande de água, e o chamou mar; depois fez um mar de graças, e o chamou Maria.”. e para demonstrar a tão grande ligação que existe entre Jesus e Maria, esse santo até faz uma comparação absurda, quando diz: “Maria está tão intimamente unida a Jesus, que seria mais fácil separar a luz do sol e o calor do fogo do que separar Maria de Jesus; “seria mais fácil separar os anjos e santos de Jesus do que separar Maria de Jesus, “porque Maria ama mais ardentemente a Jesus e o glorifica mais perfeitamente que todas as criaturas juntas.”
            São Bernardo, em uma das orações mais lindas dedicadas à Maria, diz: “Jamais se ouviu dizer que alguém que tivesse recorrido à proteção de Maria, tivesse deixado de ser por ela atendido.”
            Santa Terezinha do Menino Jesus dizia sempre que o caminho mais perto e mais curto para se chegar até Jesus, é Maria.
             E quantas mais citações de santos e santas que amaram de verdade Maria, poderíamos declinar aqui. E como seria bom se, a exemplo de São Luiz Maria Grignon de Montfort, repetíssemos todos os dias: “Sou todo vosso, ò minha amada Mãe e Senhora, e tudo o que tenho vos pertence.” O filho que ama verdadeiramente sua mãe, jamais se cansa de falar sobre ela, de conversar com ela, de viver a sua vida a exemplo da vida dela...
            É pelas mãos imaculadas de Maria que chegaremos ao conhecimento pleno de todas as verdades, porque é pelas mãos imaculadas de Maria que chegaremos a Jesus, e Jesus é a verdade suprema...
            São Bernardo sempre aconselhou aqueles que queriam chegar à perfeição, dizendo: “Quando você quiser oferecer alguma coisa à Deus, ofereça sempre essa coisa pelas mãos imaculadas de Maria; se você fizer a sua oferta pelas mãos agradabilíssimas e puríssimas de Maria, você jamais será repelido da presença de Deus.”   São Luiz Maria Grignon de Montfort pensa da mesma maneira que São Bernardo e nos dá um exemplo de como devemos  oferecer tudo a Deus pelas mãos imaculadas de Maria e nos dá um exemplo dizendo que Maria embeleza as nossas ofertas, adornando-as com seus merecimentos e virtudes, e escreve: “É como se um lavrador, querendo ganhar a amizade e a benevolência do Rei, fosse até à Rainha e entregasse a ela uma maçã que é toda a fortuna do lavrador, e suplicando à Rainha que entregasse o seu presente, a maçã, ao Rei.  A Rainha, tendo recebido  o pobre presentinho do lavrador, colocaria a maçã em uma grande e bela bandeja de ouro e a apresentaria ao Rei em nome do camponês; deste modo a maçã, ainda que indigna em si de ser ofertada a um soberano, iria se tornar um presente digno de sua Majestade por causa da bandeja de ouro e da pessoa por quem seria apresentada.”
            Assim são nossas pobres orações oferecidas a Deus por meio de Maria. 
Rezemos, pedindo a Maria e ela embeleza  as nossas orações, os nossos pedidos, os nossos agradecimentos, e coloca todas as nossas orações e solicitações numa bandeja de ouro e as leva à presença de seu Divino Filho e ele, por sua vez, não as pode recusar, porque agora, não somos mais nós quem pedimos, mas é Maria  que se transforma em nossa Advogada na presença de seu Filho, e Jesus jamais negou qualquer pedido de sua Mãe Santíssima, exemplo disso temos no casamento de Canã (João 2, 1 ss.). Maria está com o povo pobre e humilde.
São comemorados também neste dia: São Arquelau de Mesopotâmia  (bispo), Santa Cristina de Markgate (eremita), São Dionísio (papa), São Marino de Roma (mártir) e Santa Vivência Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário