quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

“QUEM ESTÁ COM MARIA, NÃO ESTÁ LONGE DE DEUS...”

11 DE DEZEMBRO
“QUEM ESTÁ COM MARIA, NÃO ESTÁ LONGE DE DEUS...”

“SALVE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO.” (Lc 1,28).


            “No sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da Virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. O Anjo, porém, acrescentou: “Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai: ele reinará na casa de Jacó para sempre e o seu reinado não terá fim”. Maria, porém, disse ao Anjo: “Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?” O Anjo lhe respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a tua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível.” Disse, então, Maria: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o Anjo a deixou.” (Lucas, 1, 26-38).           
           Maria, a predestinada a ser a mãe do Filho de Deus desde que o Redentor fora prometido à humanidade contagiada pelo pecado, aceitou a sua missão à convite de Deus por intermédio de seu anjo mensageiro, Gabriel. A partir do seu “sim” ao Anjo, Maria iniciou a sua caminhada, juntamente com seu Filho e Filho de Deus, rumo ao Calvário: em primeiro lugar a incompreensão do povo por vê-la grávida sem haver se casado com José; em segundo lugar a desconfiança de José por não compreender o que estava acontecendo com ela.
            Após o nascimento de Jesus, Maria e José tiveram de livrá-lo da fúria sanguinária do rei Herodes que queria matá-lo para, futuramente, não disputar com ele seu trono (conforme Mateus, 2, 13-18). Na fuga para o Egito, Maria envolveu seu filho Jesus, o protegeu, o apertou contra seu seio maternal e, nas trevas das madrugadas frias e dos dias encalorados do deserto, durante longo período o levou para um lugar seguro e longe do perigo, conservando a sua vida e cuidando para que nenhum mal lhe acontecesse.  Assim, também, Maria faz com todos os seguidores de seu filho que seguem seu conselho, quando ela diz: “Fazei tudo o que ele vos disser.” (João, 2, 5); assim como Maria fez com o pequenino Jesus, levando-o apressadamente para terras estrangeiras para fugir da sanha sanguinária do rei Herodes, assim também Maria faz com quem a ela se entrega, protegendo-o do perigo de qualquer natureza e a qualquer momento.     Quando o pequeno Jesus, aos doze anos de idade, se perdeu de seus pais na cidade de Jerusalém pelo período de três dias, Maria o procurou angustiada e preocupada, não descansou e não desistiu de procurá-lo enquanto não o encontrou (conforme Lucas, 2, 41-50); quando nos perdemos pelos caminhos da vida, nos afastamos de Deus ficando longe dos olhos do Senhor e trilhamos veredas tenebrosas, Maria não nos abandona, nos busca, e não descansa enquanto não nos encontrar e, quando nos encontra, nos reconduz ao rebanho do Bom Pastor.                       
Quando Jesus estava sendo caluniado, açoitado, coroado de espinho, crucificado, Maria não o abandonou um instante sequer, assim como faz hoje com todos os que trilham o caminho ditado por Jesus; Maria nos acompanha e nos apoia quando não somos compreendidos, mesmo quando todos estão contra nós, mesmo quando somos caluniados por pessoas que julgávamos poder confiar, açoitados pela incompreensão, pela indiferença, pela falta de apoio de todos aqueles que nos cercam, coroados de espinhos pelos problemas que muitas vezes não temos forças para resolver, crucificados pelos nossos patrões, companheiros de trabalho, amigos em quem confiávamos, ainda que todos tenham feito isso conosco e não nos entendam e nos caluniam por aquilo que julgamos certo, Maria permanece ao nosso lado, assim como fez com seu filho Jesus quando o mundo inteiro esta contra ele, não o abandonando em nenhum momento de sua vida; quer nos momentos alegres ou nos momentos cruciais. Maria acompanhou Jesus na sua caminhada ao Calvário; nada ela pode fazer, mas a sua presença foi permanente, a sua fortaleza naqueles momentos terríveis foi o maior apoio que Jesus poderia ter recebido para suportar tanta humilhação e ingratidão.
            Assim também acontece conosco; quando carregamos pesadas cruzes e nada podemos fazer para evitá-las, Maria caminha ao nosso lado, e, só pelo fato de termos a certeza de estar do nosso lado uma Mãe tão dócil e meiga, a cruz se nos torna mais leve...
Maria acompanhou Jesus nos últimos momentos de sua vida e o recebeu em seus braços virginais após a sua morte. Maria também nos acompanha a todos os momentos de nossa existência e não nos abandonará nos nossos últimos momentos de nossa vida: ela estará na nossa cabeceira no momento derradeiro de nossa existência assim como esteve na cabeceira de seu moribundo esposo, José, assim como esteve no Calvário, aos pés da Cruz de seu amado filho, e é por isso que, diuturnamente, rezamos: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.”; no momento derradeiro, quando deixarmos esse vale de lágrimas ela nos acolherá em seus braços quando o mundo nada mais significa para nós, e nos levará até Jesus que é o Bendito Fruto de seu ventre.
São Comemorados, também, no dia de hoje: São Damásio I, São Sabino, São Benjamin de Jerusalém (bispo), São Blatmaco da Escócia (abade), São Daniel, o Estilista (monge de Samosata), Santo Eutíquio da Espanha (mártir), São Sabino, São Hugolino Magalotti e São Pedro de Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário