segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MARIA, A QUE INTERCEDE POR TODOS NÓS

29 DE DEZEMBRO
MARIA, A QUE INTERCEDE POR TODOS NÓS


As Sagradas Escrituras nos dizem que os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus, conforme diz o Senhor através de Isaias: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os seus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. (Is 55,8-9)
Começamos a entender isso quando observamos pela história e pelos fatos que Deus Altíssimo e Todo Poderoso, Criador do céu e da terra, para realizar o seu plano de salvação, quer precisar de suas criaturas, sendo que ele poderia resolver tudo de outra maneira, porque ele pode tudo.  Apesar dos nossos pensamentos não serem os pensamentos de Deus, ele quer precisar de nós para resgatar a sua criatura das trevas e do pecado.      
O Senhor poderia ter feito tudo acontecer sem a participação humana no seu plano de amor.    Deus poderia, simplesmente, mandar seu Filho ao mundo para a salvação de todos os homens mostrando toda a sua grandeza, o seu poder, a sua glória; o Filho de Deus já poderia ter vindo como um homem formado e crescido, trazendo dentro de si toda a sabedoria que somente a Deus pertence, e talvez, dessa maneira, ele seria muito melhor recebido e todos acreditariam  nele sem ter a necessidade da fé. Mas o Senhor Nosso Deus quis precisar de uma criatura simples, pura, frágil e pobre para que o seu plano de salvação fosse realizado.
              O Senhor Nosso Deus quis precisar de uma jovenzinha, para que essa jovem, Maria, pudesse ser a ligação entre o Criador e a criatura; Deus escolheu Maria para ser a Medianeira de todas as graças para os homens,  porque Jesus Cristo é todas as graças que o mundo poderia receber das mãos de Deus, e Maria é a Medianeira de todas as graças, porque foi por meio de Maria que o mundo recebeu a graça por excelência das mãos do Pai Eterno e Todo Poderoso.
Jesus Cristo poderia vir a este mundo para salvar todos os homens do pecado, cercado de todos os anjos do céu, mas Jesus Cristo não quis ganhar os nossos corações com espetáculos de grandeza, mas com gestos e atitudes de humildade, e por isso, desde o início dos tempos, ele já havia escolhido, para ser a sua mãe, uma jovenzinha pobre e humilde que se colocaria totalmente em suas mãos e por vontade própria se faria a Escrava de Deus para que nela fosse realizada toda a vontade do Senhor.
Os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus, a nossa vontade nem sempre é a vontade de Deus, e é por isso que Maria, quando foi consultada para ser a Mãe do Filho de Deus, disse ao Anjo: “Faça-se em mim segundo a vontade de Deus”, e é por isso, ainda, que, muitas vezes, inconscientemente, quando rezamos a oração do Pai Nosso, dizemos: “Seja feita a vossa vontade”, e, a vontade de Deus é que recebamos Jesus por meio de Maria, é que recebamos a glória através da humildade, é que amemos o Criador  através da criatura.
Jesus nos veio por meio de Maria, e somente por Maria chegaremos a Jesus.
A missão do cristão é fazer a vontade de Jesus, é fazer aquilo que Jesus fazia, e quem amou mais Maria do que o próprio Jesus?
Jesus amou tanto Maria que quis vir a esse mundo por meio dela, se submeteu a ela durante trinta anos de sua vida, e o que mais pode agradar Jesus senão que amemos a sua Mãe Santíssima?       Se quisermos realmente fazer a vontade de Jesus, precisamos começar por amar Maria, porque Jesus a amou intensamente primeiro que nós e, se devemos seguir os exemplos de Jesus, precisamos começar por amar Maria.
A vontade de Jesus é que amemos Maria, a vontade de Maria é que amemos Jesus.                   Não podemos dizer que amamos Jesus se não conhecermos bem Maria; não se ama perfeitamente a Jesus se não conhecermos o amor que Maria tem por nós, e como devemos amar Maria, Jesus veio até nós por meio de Maria e somente por Maria chegaremos a Jesus.
São comemorados também neste dia: Santo Alberto de Gambron (abade), Santos Calisto, Félix e Bonifácio (mártires de Roma), São Segundo e São Primiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário