domingo, 15 de dezembro de 2013

SANTA MARIA VITÓRIA DE FORNARI STRATA

15 DE DEZEMBRO
SANTA MARIA VITÓRIA DE FORNARI STRATA


Santa Maria Vitória nasceu em Gênova no ano 1562, sétima dos nove filhos de Jerônimo e Bárbara Veneroso. Cresceu em ambiente de amor e de piedade e também um pouco austero.
Seus pais entregaram-na em matrimônio a Ângelo Strata aos 17 anos. Tiveram seis filhos, ficando viúva aos 25 anos de idade. Não obstante a tranquilidade financeira e os filhos, Maria Vitória se sentiu improvisamente sem nada e atravessou uma crise, durante a qual invocou muitas vezes a morte.
Superada a crise, pronunciou três votos: de castidade, de nunca usar jóias e vestidos de seda e de não tomar parte em festas mundanas.
Depois que suas filhas se tornaram cônegas lateranenses e os filhos entraram entre os mínimos, ela se uniu a Vicentina Lomellini Centurione, Maria Tacchini, Chiara Spinola e Cecília Pastori para fundar a Ordem das Irmãs da Anunciação Celeste no Mosteiro preparado para elas no castelinho de Gênova por Estevão Centurione, o marido de Vicentina. Ele também abraçou a vida religiosa e sacerdotal.
A regra redigida pelo jesuíta Bernardino Zanoni, pai espiritual da Fornari, estimulava as religiosas a uma íntima devoção à Virgem da Anunciação e estabelecida intensa vida de piedade, pobreza genuína e clausula absoluta.
       Santa Maria Vitória transcorreu os últimos cinco anos de sua vida como simples religiosa, dando exemplos de humildade e de obediência.
Morreu no dia 15 de Dezembro de 1617 e foi beatificada por Leão XII no ano de 1828. Pouco depois de sua morte, a bem aventurada Maria Vitória apareceu a uma sua devota admiradora usando três vestes: a primeira era de cor escura, mas enfeitada de ouro e prata; a segunda também era escura, mas enfeitada com gemas luzentes; a terceira era azul-branca, com branco fulgurante.
Prescindindo da sua historicidade, essa visão resume três estados de vida (casada, viúva e religiosa) através dos quais a santa passou: foi de fato filha, esposa e mãe, viúva e religiosa (fundadora, superiora e simples freire). Deu exemplo das mais diferentes virtudes.
São celebrados também, neste dia: Santa Nina ou Cristina, Bem-aventurada Maria Vitória de Fornari Strata, Santa Virgínia Centurione Bracelli, Santa Cristina da Geórgia (apóstola leiga), Santo Estevão de Suroz (bispo), São Folcuíno de Thérouanne (bispo), Santa Júlia d’Arezzo (monja camaldulense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário