sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

“NÃO PODE ESPERAR A MISERICÓRDIA DE DEUS QUEM OFENDE A SUA MÃE”

20 DE DEZEMBRO
“NÃO PODE ESPERAR A MISERICÓRDIA DE DEUS QUEM OFENDE A SUA MÃE”


Ignoramos o que Maria fez e faz por nós, por isso não a amamos como deveríamos e como ela merece ser amada. São Maximiliano Maria Kolbe, grande devoto de Maria, sempre dizia a seus frades: “Ame Maria o quanto você quiser e mais do que você puder”.
            Maria é do povo. Mas, infelizmente, muitos não entendem a humildade, a simplicidade, a pureza de Maria, e a afasta do povo simples e humilde. 
Colocam mantos de veludos em seus ombros e coroas riquíssimas em sua  cabeça, dando-lhe uma riqueza que ela nunca teve e nunca pretendeu ter, porque ela sempre foi a humilde serva do Senhor; essa riqueza material nada significa para Maria: a riqueza de Maria está no coração, na humildade, na pobreza, na simplicidade, no silêncio, se igualando em tudo ao povo pobre, simples e oprimido.
Para conhecermos bem Maria, para encontrarmos em sua humildade todo o esplendor da graça que Deus Pai sempre a cumulou, além dos Santos Evangelhos, precisamos  ler muito sobre o que os santos que a amaram de verdade Maria disseram e dizem a respeito dela, e como eles descobriram e descobrem nela virtudes incalculáveis, tesouros com valores infinitos e proteção materna que só Maria, sendo a Mãe de Deus e nossa Mãe pode ter e nos dar. São Maximiliano Maria Kolbe nos orienta sobre a devoção a Maria, dizendo: “Quando você procurar ler alguma coisa sobre Maria, não se esqueça que você está entrando em contato com uma pessoa viva, que lhe ama e que é perfeita e sem mancha alguma.” 
           A nossa inteligência é por demais pequena, os nossos conhecimentos sobre Maria são escassos... São Luiz Maria Grignon de Montfort escreve que “causa espanto e compaixão ver a ignorância e as trevas de todas as criaturas deste mundo em relação à Maria. Quantos cristãos católicos que fazem promessa de ensinar aos outros a verdade, e que, no entanto, não conhecem nem a Jesus, nem a Maria”. Muitos cristãos católicos até dizem que é um absurdo amar como amamos Maria, porque acreditam que amando Maria como amamos, negamos o nosso amor a Jesus, o que é um absurdo porque, se amamos Maria como amamos, muito mais amamos a Jesus e melhor lhe conhecemos, porque, Maria como Mãe do Senhor tem por missão abrir a nossa cabeça e iluminar a nossa inteligência no amor que temos a Jesus, como homem, e na adoração que lhe devemos como Deus que é, e, bem por isso ela disse e continua nos repetindo: “Faça tudo o que ele vos mandar fazer.” Será que, os cristãos que dizem que amamos demais Maria tem o mesmo espírito de Jesus, que, como filho de Maria a amou primeiro que nós e muito mais que nós? Será que essas pessoas estão agradando a Jesus não empregando todos os esforços para agradar a sua mãe, com medo de desagradar a Jesus? Será que a devoção à Maria poderia impedir a adoração que devemos a Jesus como Deus?”. Que absurdo quem pensa assim.
            E São Luiz Maria Grignon de Montfort é categórico quando diz: “NÃO PODE ESPERAR A MISERICÓRDIA DE DEUS QUEM OFENDE A SUA MÃE, e acrescenta: “o que o demônio perdeu por orgulho, Maria Ganhou por humildade. O que Eva condenou e perdeu por desobediência, Maria salvou pela obediência. Eva, obedecendo à serpente infernal, se perdeu e perdeu consigo todos os seus filhos e os entregou ao poder infernal. Maria, por sua perfeita fidelidade a Deus, salvou consigo todos os seus filhos e servos e os consagrou a Deus. Os verdadeiros filhos de Maria serão verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, andando nas pegadas de sua pobreza e humildade, partilhando do desprezo do mundo e vivendo a mesma caridade, ensinando o caminho estreito de Deus na pura verdade, conforme o Santo Evangelho.”
            Todos os que amam Jesus, devem, também, amar Maria
            Não se chega a Jesus se não foi por meio de Maria: não foi Maria que apresentou Jesus aos pastores quando do seu nascimento? (Lucas, 2, 1-20).
Não foi Maria que  apresentou Jesus no Templo de Jerusalém ao velho Simeão, à profetiza Ana e aos sacerdotes no oitavo dia de seu nascimento, para que se cumprisse a lei de Moisés? (Lucas, 2, 21-38).   Não foi Maria que  apresentou Jesus aos magos, quando eles vieram de terras longínquas, trazendo-lhe presentes, ouro, incenso e mirra? (Mateus, 2, 1-12).       
E é o próprio Senhor Jesus que nos dá esse incentivo de nos proteger sob o manto de Maria, porque, ele mesmo veio até nós por meio de Maria, ele se alimentou do leite materno de Maria, ele dormiu aconchegado no colo quente e virginal de Maria e nós, também chegaremos a ele por meio de Maria, atendendo ao seu conselho quando disse: “Fazei tudo o que ele vos disser.” (João 2, 5).           
São comemorados, também, neste dia: São Domingos de Silos (abade), Santos Eugênio e Macário (mártires da Arábia), São Filogônio de Antioquia (bispo), São Júlio de Geldoba (mártir), São Tolomeu e São Íngenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário