terça-feira, 10 de novembro de 2015

DOU-VOS UM MANDAMENTO NOVO...



“AMAI-VOS UNS AOS OUTROS...?”

Em toda a vida de Jesus Cristo todos os seus ensinamentos foram no sentido de que os homens se amassem mutuamente e que os homens, através dos homens, chegassem até o Senhor Nosso Deus: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros.” (Jo 13,34-35). “Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará  e a ele viremos e nele estabeleceremos morada. Quem não me ama não guarda minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou.” (Jo 14,23-24). “E sabemos que o conhecemos por isso: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: ”Eu o conheço”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas o que guarda a sua palavra, nesse, verdadeiramente, o amor de Deus é perfeito. Nisso reconhecemos que estamos nele. Aquele que diz que permanece nele, deve também andar como ele andou.” (1Jo 2,3-6). 
      Com essa declaração o Apóstolo João nos deixa claro que, quem diz que ama o Senhor Jesus deve amar a todos como ele amou, deve sentir pelos irmãos o que ele sentiu, deve se doar pelos outros como ele se doou e deve andar no amor, na justiça e na caridade como ele andou, e João complementa, dizendo: Aquele que diz que está na luz, mas odeia o seu irmão, está nas trevas até agora. O que ama o seu irmão permanece na luz,  e nele não há ocasião de queda. Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas; caminha nas trevas, e não sabe onde vai, porque as trevas cegaram os seus olhos.” (1Jo 2,9-11). “Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão,  é um mentiroso: pois quem não ama a seu irmão, a quem vê, a Deus, a quem não vê, não poderá amar. E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão. Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e todo o que ama ao que gerou ama também o que dele nasceu. Nisto reconhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Pois este é o amor de Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo.” (1Jo 4,19-21; 5,1-4). 
E o Senhor Jesus, quando inquirido pelos fariseus sobre qual seria o maior dos mandamentos, bem, assim nos narra Mateus: “Os fariseus, ouvindo que ele (Jesus) fechara a boca dos saduceus, reuniram-se em grupo e um deles - a fim de pô-lo à prova - perguntou-lhe: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Ele respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mt 22,34-40). 
Jesus nos diz que o maior dos mandamentos é amar ao Senhor nosso Deus e o segundo é amar o próximo como a nós mesmos. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mas ai surge a pergunta: “Quem é o meu próximo?” Essa pergunta não é moderna, não é dos nossos dias. Já fizeram essa pergunta, pessoalmente, ao Senhor Jesus. 
Você se lembra da parábola do bom samaritano? Seria interessante relembrá-la, lendo Lc 10,25-37. Mas, não vamos falar dessa parábola, pelo menos agora, mas, repitamos aqui a pergunta do legista a Jesus: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Ele disse: “que está escrito na lei? Como lês?” Ele, então, respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e ao teu próximo como a ti mesmo.” Jesus disse: “Respondeste corretamente; faze isso e viverás.” Ele, porém, querendo se justificar, disse a Jesus: “E quem é o Meu Próximo?” (Lc 10,25-29). 
Quem é o meu próximo? Essa pergunta é centenária, ou, não seria milenar? Talvez seja até eterna! O próprio Senhor Jesus recebeu de “queima-roupa” essa pergunta.

E ainda hoje, dois mil anos depois dos ensinamentos do Senhor Jesus, ainda nos fazemos essa pergunta: “Quem é o meu próximo?” 
O seu próximo é aquele que está mais perto de você, o seu próximo é aquele que está ao seu lado: o seu próximo é a sua esposa, o seu esposo, é o seu marido, é a sua mulher, é o seu filho, sua filha, seu pai, sua mãe, seus irmãos e irmãs, seus vizinhos, seus companheiros de trabalho, seus amigos, seus inimigos, seu conhecido, seu desconhecido, é o homem, é a mulher, é o irmão da mesma fé que está sentado ai, ao seu lado na sua igreja. 
Esse é o seu próximo: aquele que está mais próximo de você. Não precisa procurar, não precisa se preocupar em encontrá-lo: ele está ai, do seu lado. Essa é a lei do Senhor Nosso Deus: ame o seu próximo e perdoa as suas ofensas, porque, o perdão somente é válido quando é dado com amor e por amor. Não somos perdoados se não soubermos perdoar.    
Não adianta somente dizermos: “E perdoa-nos as nossas  dívidas...”, se não completarmos: “... como também nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mt 6,12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário