terça-feira, 24 de novembro de 2015

“DOU-VOS UM NOVO MANDAMENTO: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS...” (Jo 13,34-35).


“DOU-VOS UM NOVO MANDAMENTO: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS...” (Jo 13,34-35).


Desde toda a eternidade Deus amou o homem. Amou-o tanto que fez o homem à sua imagem e semelhança: “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher, ele os criou.” (Gn 1,27).
O Senhor criou o homem num estado de graça tão imenso que o homem, enquanto permaneceu no paraíso terrestre, viveu a própria vida de Deus, ou seja, a vida da felicidade total, da felicidade plena, e para que isso permanecesse, o Senhor impôs ao homem e à mulher uma condição: “Tomou, pois, o Senhor Deus ,o homem, e colocou-o no paraíso de delícias, para que o cultivasse e o guardasse.  E deu-lhe este preceito, dizendo: “Come de todas as árvores do paraíso, mas não comas da árvore  do bem e do mal; porque, em qualquer dia em que comeres dele, morrerás indubitavelmente.”  (Gn 2,15-17).
Mas, o homem não soube se manter nesse estado de vida. Preferiu seguir a sua própria vida, as suas próprias idéias, os seus próprios impulsos, os seus próprios caprichos e cometeu o pecado da desobediência, da soberba, tentando se igualar ao seu Criador, conforme nos narra o primeiro livro das Sagradas Escrituras: “Mas a serpente era o mais astuto de todos os animais da terra que o Senhor Deus fizera. E ela disse à mulher: “Porque vos mandou Deus que não comêsseis de toda a árvore do paraíso?” Respondeu-lhe a mulher: “Nós comemos do fruto das árvores que estão no paraíso. Mas do fruto da árvore, que está no meio do paraíso, Deus nos mandou que não comêssemos e nem a tocássemos,. não suceda que morramos.” Porém, a serpente disse à mulher: “Vós de nenhum modo morrereis. Mas Deus sabe que, em qualquer dia que comerdes dele, se abrirão os vossos olhos, e sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal.” Viu, pois, a mulher que o fruto da árvore era bom para comer, e formoso aos olhos, e de aspecto agradável; e tirou do fruto dela e comeu; e deu a seu marido que também comeu.” (Gn 3,1-6). 
       Induzida pelo demônio, que nos é apresentado em forma de serpente, a mulher comeu do fruto e o deu também ao homem, numa afronta direta à determinação divina e no intuito de se igualar ao seu Criador, de serem outros deuses e conhecedores do bem e do mal. Por este ato expresso de desobediência, o Senhor não permitiu que eles morressem: “... porque, em qualquer dia que comeres dele, morrerás indubitavelmente.” (Gn 2,17); mas, por amor e misericórdia, o Senhor manteve acesa a sua vida e os expulsou do paraíso terrestre que para eles havia feito para compartilharem da felicidade plena e vida perfeita de Deus, e, nesse ato, o homem e a mulher perderam a participação na vida da graça, na vida divina: “E o Senhor Deus lançou-o fora do paraíso de delícias,, para que cultivasse a terra, de que tinha sido tomado. E expulsou Adão, e pôs diante do paraíso de delícias querubins brandindo uma espada de fogo,  para guardar o caminho da árvore da  vida.” (Gn 3,23-24).
Mas o Senhor Deus jamais abandonou o homem. Mesmo o homem mergulhado no pecado por sua livre e espontânea vontade, o Senhor continuou e continua acompanhá-lo, protegê-lo e amá-lo através dos tempos e da história, sempre enviando ao seu povo homens santos e iluminados pelo Espírito de Deus que não o deixa esquecer o seu Criador, não o deixa se afastar do seu Senhor, conforme nos diz o profeta Isaías: ... “não temas, porque eu te remi, e te chamei pelo teu nome; tu és meu. Quanto tu passares por entre as águas, eu serei contigo, e os rios não te submergirão; quando andares por entre o fogo, não serás queimado, e a chama não arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, teu Salvador...” (Is 43,1-3).
Após quatrocentos anos de escravidão no Egito, o Senhor suscitou Moisés para libertar o seu povo. Moisés foi uma figura de vital importância nas mãos do Senhor para indicar ao povo de Deus o seu verdadeiro destino. Moisés liberta o povo de Deus da escravidão do Egito, conduz esse povo através do deserto até a terra prometida, doutrina esse povo e o encaminha para as coisas de Deus, deixando claro o infinito amor que o Senhor tem pelo seu povo.
Deus sempre amou e ama os homens e, por isso, deseja que todos vivam em abundância e sejam plenamente felizes.  Por isso, e para isso, o Senhor indica o caminho da felicidade, que é o caminho do amor. Moisés é o portador dessa mensagem de Deus para os homens de boa vontade. Dizia Moisés, no deserto, para o povo de Deus: “Estes são os preceitos, as cerimônias e as ordenações que o Senhor vosso Deus me mandou ensinar-vos, para que as observeis na terra,, à qual estais para passar, a fim de tomar posse dela. Para que temas o Senhor teu Deus, e guardes todos os seus mandamentos e preceitos, que eu te intimo a ti e a teus filhos e netos durante todos os dias de tua vida, a fim de que se prolonguem os teus dias. Ouve, ó Israel e cuida de fazer o que o Senhor te mandou, para que te suceda bem, e te multipliques mais, como o Senhor Deus de teus pais te prometeu, numa terra que mana leite e mel. Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e com toda a tua força. E estas palavras  que hoje eu te intimo, estarão gravadas no teu coração.” (Dt 6,1-6).
A primeira lei que o Senhor Nosso Deus coloca no coração dos homens é a lei do amor ao Criador: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento.” (Lc 10,27), e, depois do amor ao Criador, Deus suscita no coração dos homens o amor ao seu próximo: “... e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lc 10,27). E depois nos vem Jesus, a palavra de Deus personificada: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós; e nós  vimos a sua glória, glória como de Unigênito do Pai, cheio de graça e  verdade.” (Jo 1,14), que completou esse mandamento de amor, estendendo-o a todos os homens para que os homens amassem ao Senhor e se amassem mutuamente, dando-nos um novo mandamento: “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros, e, que assim como eu vos amei, vos ameis também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros.” (Jo 13,34-35).

Nenhum comentário:

Postar um comentário