sábado, 14 de novembro de 2015

MARIA, O CAMINHO MAIS CURTO PARA CHEGARMOS A JESUS


MARIA, O CAMINHO MAIS CURTO PARA CHEGARMOS A JESUS


Se amamos de verdade Maria Jesus está contente conosco porque, antes de nós, ele a amou primeiro e com muito mais ardor, com muito mais veneração, com muito mais carinho, porque Maria foi a mulher escolhida como mãe por Jesus desde toda a eternidade. 
Jesus foi exigente na escolha de sua mãe, e este foi um privilégio que só ele teve e que ele reservou somente para si: o de escolher a sua própria mãe, porque nenhum de nós, meros mortais, tivemos a oportunidade e o direito, ou a liberdade de escolher a nossa mãe, embora devemos estar contentes com a mãe que temos e que o Senhor nos reservou. 
Na exigência da escolha  de sua mãe, Jesus escolheu a mais bela, a mais pura, a mais santa, a mais generosa, a mais virgem das mulheres que jamais existiu sobre a terra. Maria é a obra prima de Deus.         
Se amamos Maria estamos seguindo o exemplo e cumprindo a vontade de Jesus, porque, antes de nós, ele a amou primeiro. 
Se amamos de verdade Jesus estamos seguindo o conselho de Maria, mesmo porque, antes de nos aconselhar, ela o amou primeiro e o amou como Deus que realmente era e é, e como homem que nunca deixou de ser desde o seu nascimento. Se estamos perto de Maria jamais poderemos estar longe de Jesus. 
A melhor maneira de chegarmos a Jesus é por meio de Maria. Maria nos leva até Jesus, assim como foi ela quem trouxe Jesus até nós; foi Maria quem o apresentou aos pastores quando do seu nascimento (Lc 2,16); foi Maria quem o apresentou ao velho Simeão e à profetiza Ana nos portais do templo (Lc 2,24-38); foi Maria quem apresentou Jesus aos sacerdotes, no templo, para cumprir a lei de Moisés (Lc 2,22); foi  Maria quem apresentou Jesus aos Magos que vieram do Oriente para adorarem  “o Rei dos Judeus recém-nascido” (Mt 2,1-12).
     Foi Maria quem intercedeu  a Jesus para que ele realizasse o seu primeiro milagre (Jo 2,1-12) e, nessa oportunidade foi Maria quem determinou para toda a humanidade: “Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5).
Que dúvidas poderíamos ter mais sobre a ligação estreitíssima entre Jesus e Maria? Maria, no casamento de Canaã, na Galiléia, nos dá a primeira prova de que, por sua intercessão, Jesus atende a qualquer pedido, ainda que não tenha chegada a hora: “Minha hora ainda não chegou.” (Jo 2,4). Num momento de extasiante amor, 
São Bernardo, que dedicou sua vida para mostrar ao mundo a importância de Maria nos planos de Salvação, nos transmitiu essa afirmativa em oração:  “Jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à proteção de Maria, implorado o seu socorro  e invocado o seu auxílio, tivesse sido desamparado.” 
Desde que o Anjo do Senhor foi enviado a Nazaré e mantido aquele diálogo de esperança e salvação com a Virgem, convidando-a para ser a mãe do Filho de Deus, todos os que se aproximam ou se aproximaram de Maria se sentiram e se sentem reconfortados e mais perto de Deus. 
Gabriel, o Mensageiro do Senhor, ao se aproximar de Maria lhe diz: “Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo.” (Lc 1,28). Foi o próprio mensageiro do Senhor quem disse que Maria é “cheia de graça” e que o Senhor Nosso Deus estava com ela, e onde quer que Maria estivesse, tenha estado ou passado ou esteja, o Senhor está com ela, e ela se faz sinal de Deus. 
Quem está com Maria, não está longe de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário