domingo, 15 de novembro de 2015

"O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO”. Mc 13, 24-32


"O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO”. Mc 13, 24-32


A descrição da chegada do Filho do Homem, rodeado das nuvens, é tirada do livro de Daniel: “Em imagens noturnas, tive essa visão: entre as nuvens do céu vinha alguém como um filho do homem. Chegou até perto do Ancião e foi levado à sua presença. Foi-lhe dado poder, glória e reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. O seu poder é um poder eterno, que nunca lhe será tirado. E o seu reino é tal que jamais será destruído”. (Dn 7,13-14).
Jesus confirma o seu poder, glória e reino na sua despedida aos apóstolos: “Toda autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra”. (Mt 28,18); “Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles”. (At 1,9); “Ele foi exaltado à direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito prometido e o derramou...”. (At 2,33); “Ele a manifestou em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu, muito acima de qualquer principado, autoridade, poder e soberania, e de qualquer outro nome que se possa nomear, não só no presente, mas também no futuro. De fato, Deus colocou tudo debaixo dos pés de Cristo e o colocou acima de todas as coisas, como Cabeça da Igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que plenifica tudo em todas as coisas”. (Ef 1,20-23).
Este governo de Cristo continuará eternamente: “Durante este último reinado, o Deus do céu fará aparecer um reino que nunca será destruído. Será um reino que não passará para as mãos de outro povo, mas ao contrário, humilhará e liquidará todos os outros reinos, enquanto ele mesmo continuará firme para sempre”. (Dn 2,44); “Já que recebemos um reino inabalável, conservemos bem essa graça”. (Hb 12,28). 
       Em todos os tempos chegou-se a predizer o tempo quando aconteceria essa segunda vinda do Senhor, sendo marcado o dia e até mesmo a hora, mas Jesus descarta essa possibilidade: “Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho, somente o Pai é que sabe”. (Mt 24,36). Jesus adverte, apenas, que pode acontecer a qualquer momento: “Eis que eu venho em breve”. (Apo 22,7).
Pedro nos diz que a vinda do Senhor, pela segunda vez, será inesperada como vem o ladrão à noite: “O Dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus se dissolverão com estrondo, os elementos se derreterão, devorados pelas chamas, e a terra desaparecerá com tudo o que nela se faz”. (2Pd 3,10). “Pois este dia cairá como armadilha, sobre todos aqueles que habitam a face de toda a terra”. (Lc 21,35). Jesus disse que viria “... sem demora, e comigo trago o salário para retribuir a cada um conforme o seu trabalho” (Apo 22,12), e, por isso, orienta que haja vigilância: “O que eu digo a vocês, digo a todos: fiquem vigiando”. (Mc 13,37).
A geração de Jesus realmente viveu esses momentos terríveis e essa experiência danosa quando da destruição do Templo e de Jerusalém no ano 70 pelos romanos, a ruína total da nação judaica, quando milhares de judeus foram massacrados e crucificados e outros tantos feitos prisioneiros e escravos: “Em verdade vos digo, essa geração não passará até que tudo isso aconteça”. (Mc 13,30).  Nessa oportunidade todos os que ficaram vivos e conseguiram fugir, se dispersaram pelo mundo todo, tendo perdido a terra, a nação, o Templo e, por não ter mais templo, deixaram de ter o local para os sacrifícios previstos na Lei de Moisés, perdendo, desta forma, também o sacerdócio. Assim dispersos foram submetidos, por parte do nazismo, à barbarização na Segunda Grande Guerra Mundial ao que hoje é conhecido como “Holocausto”, e à tentativa, do extermínio da face da terra de todos os judeus, matando-os, calculando-se que mais de seis milhões deles foram mortos entre 1.933 e 1.945.
Depois disso, somente no ano de 1.948, ao final dessa Grande Guerra, o Estado de Israel, como nação, começou a existir novamente, mas sem a sua capital, Jerusalém, que se tornou zona internacional e, bem por isso, sem o local onde estava construído o Templo, continuando assim sem os holocaustos oferecidos a Yahweh e, por extensão, sem o sacerdócio.
Na segunda parte do seu discurso escatológico Jesus conta a parábola da figueira. “Aprendam, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está perto”. (Mt 13,28).
O verão é o prenúncio de uma nova vida. A vida nova anunciada por Jesus é a aceitação de sua mensagem pelos outros povos, os gentios e pagãos, já que os judeus, o povo escolhido por Deus no Antigo Testamento, a rejeitou.
A fecundidade da mensagem de Jesus continuará existindo, mas não mais naquele povo cujas instituições não cumpriram a sua missão e estão destinadas a desaparecer: o Reino de Deus se transferirá para outros povos.
O povo judeu não aceitou Jesus como Filho de Deus e, mais tarde, Paulo se vê obrigado a anunciar para os outros povos o que foi rejeitado pelos judeus: Era preciso anunciar a palavra de Deus, em primeiro lugar para vocês, que são judeus. Porém, como vocês a rejeitam, e não se julgam dignos da vida eterna, saibam que nós vamos dedicar-nos aos pagãos. Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu coloquei você como luz para as nações, para que leve a salvação até aos extremos da terra’”.   (At 13,46-47) e “Então o Senhor me disse: Vá! É para longe, é para os pagãos que eu vou enviar você”. (At 22,21).
A parábola da figueira é tomada da agricultura, que o povo judeu conhecia bem. O seguidor de Jesus é quem se torna aprendiz da figueira, antecipando os tempos com a vigilância.
O discípulo de Jesus é, pois, quem vigia e está pronto a qualquer momento.
A segunda parábola é do homem que partiu para o estrangeiro e deixou sua casa aos cuidados dos empregados.
A imagem da casa nos faz, portanto, pensar no mundo inteiro como uma casa que Jesus (o dono da casa que foi para o estrangeiro) deixou aos nossos cuidados: “ele deixou a casa, distribuiu a tarefa a cada um dos empregados, e mandou o porteiro ficar vigiando”. (Mc 13,34).
Nesta imensa casa, que é o mundo e que tem um dono que viajou e está prestes a voltar, há muitas funções, cada um tem a sua, mas todas elas voltadas para a vida e o funcionamento perfeito da casa em que todos vivem.

Apesar das diferentes funções de comando (porteiro) ou não (empregados), todos têm em comum a vigilância: “Vigiem, portanto, porque vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar; pode ser à tarde, à meia noite, de madrugada ou pelo amanhecer. Se ele vier de repente, não deve encontrá-los dormindo. O que eu digo a vocês, digo a todos: Fiquem vigiando”. (Mt 13,35-37). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário