quinta-feira, 12 de novembro de 2015

NÃO VOS PREOCUPEIS POIS, PELO DIA DE AMANHÃ


NÃO VOS PREOCUPEIS POIS, PELO DIA DE AMANHÃ



O Senhor, pelo seu infinito amor por todos nós, antes que tomemos conhecimento dos nossos problemas, sabe muito bem  quais são as nossas necessidades e as provê antes mesmo que notemos sua existência ou lhe pedimos que nos ampare porque “Vosso Pai sabe que tendes necessidade de todas elas. Buscai pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dada por acréscimo. Não vos preocupeis pois, pelo dia de amanhã; o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6,32-34). 
Amemos o Senhor e o resto acontecerá normalmente; o demais virá por acréscimo. 
O primeiro grande mandamento é amar o Senhor Nosso Deus; o segundo é amar o próximo, e nisso não existe uma divisão de amor, existe uma multiplicação, existe o primeiro e o segundo totalizando o amor em plenitude, sem deixar de existir uma escalada hierárquica: partindo desse princípio o Senhor não é “ciumento”. 
O Senhor é ciumento no que diz respeito às coisas do mundo que quer dominar o coração do homem, quer competir com o amor de Deus e, bem por isso, Jesus nos alerta: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou há de afeiçoar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.” (Mt 6,24).
      E até um absurdo  dizer que o amor ao dinheiro, às riquezas, pode sobrepujar  o amor a Deus, mas é uma realidade, uma realidade que foi focalizada  pelo próprio Senhor Jesus.
O dinheiro competindo no coração do homem com Deus, e quantas vezes leva vantagem, e, bem por isso, Paulo Apóstolo adverte Timóteo em sua carta: “Ora, os que querem se enriquecer caem em tentação e cilada, e em muitos desejos insensatos e perniciosos, que mergulham o homem na ruína e na perdição. Porque a raiz de todos os males e o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a sim mesmo se afligem com múltiplos tormentos.” (1Tm6,9-10). 
E isso o Senhor Jesus quer deixar claro: a amizade do mundo é incompatível com a amizade com Deus. 
O apóstolo Tiago entendeu bem essa mensagem de Jesus e nos faz essa grave advertência: “Adúlteros, não sabeis que a amizade deste mundo é inimiga de Deus? Portanto, todo aquele que quiser ser amigo deste século, constitui-se inimigo de Deus. Porventura imaginais que a Escritura diz em vão: “O Espírito que habita em vós ama-vos com ciúme?” Pelo contrário, dá maior graça. Por isso a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos e dá a sua graça aos humildes.” Sede pois, sujeitos a Deus e resisti ao demônio, e ele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus e ele se aproximará de vós.” (Tg 4,4-8). 
O Apóstolo amado, João, também nos adverte sobre o mesmo assunto: “Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo não há nele o amor do Pai, porque tudo o que há no mundo é concupiscência dos olhos e soberba da vida, e isto não vem do Pai, mas do mundo. Ora o mundo passa e a sua concupiscência com ele, mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente.”. (1Jo 2,15-17). 
O mínimo que podemos fazer é amar ao Senhor Nosso Deus, pelo menos porque ele nos amou primeiro: “O amor consiste nisso: em não termos sido nós que amamos a Deus, mas em que ele foi o primeiro que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de propiciação pelos nossos pecados. Caríssimos, se Deus nos amou assim, devemos nós também amar-nos uns aos outros.” (1Jo 2,10-11).
E Jesus nos amou e ama tanto que não nos quer deixar sozinhos e, antes de voltar para o Pai nos deixa esta promessa reconfortadora: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28, 20). 
Não estamos sozinhos nessa caminhada do amor. Jesus Cristo permanece conosco; nós o vemos a cada instante. Vemos o Cristo e bebemos do seu amor quando contemplamos os olhos inocentes de uma criança. Sentimos a presença de Cristo quando atendemos a necessidade de um irmão, quando confortamos um irmão. Nos transformamos em outro Cristo quando nos doamos, quando nos amamos mutuamente da mesma forma que o Senhor Jesus nos amou e continua nos amando, agora e para todo o sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário