sexta-feira, 20 de novembro de 2015

QUANTAS VEZES DEVEMOS PERDOAR O NOSSO IRMÃO?

QUANTAS VEZES DEVEMOS PERDOAR O NOSSO IRMÃO?



O perdão é atitude e iniciativa de uma alma generosa. Somente perdoa quem tem Deus consigo. Somente perdoa quem tem consciência que também erra, e todos os que erram necessitam do perdão do próximo e do perdão de Deus. 
Todos os dias, quando recitamos a oração do Pai Nosso, dizemos: “Perdoa as nossas ofensas assim como nós também perdoamos a quem nos tem ofendido.” (Mt 6,12). 
Só recebe o perdão do Senhor quem perdoa o seu irmão. 
Quantas vezes o Senhor Nosso Deus nos perdoa? Todas as vezes que, com sinceridade, lhe pedimos perdão. Quantas vezes devemos perdoar o nosso irmão? Todas as vezes que ele nos ofender porque, se não perdoarmos aquele que nos tem ofendido, como podemos esperar de Deus o perdão dos nossos pecados. 
Perdoar não é somente uma, duas vezes; perdoar é, como nos diz Jesus é setenta vezes sete, isto é, sempre, infinitamente, eternamente.
     Todas as vezes que perdoamos o nosso irmão adquirimos crédito junto ao Pai Nosso que está nos céus e podemos ter certeza que, quando errarmos e pedirmos perdão, ele nos atenderá e nos perdoará, e devemos considerar que os nossos pecados contra o Senhor são bem maiores que as ofensas que recebemos de nossos irmãos.
Não poderíamos jamais recitar a oração do Pai Nosso se guardamos algum rancor no coração contra qualquer irmão. Jesus insiste muito no perdão em seus ensinamentos: “Se irmão teu pecar, repreende-o e se ele se arrepender, perdoa-lhe. E caso ele pecar contra ti sete vezes por dia e sete vezes retornar, dizendo: Estou arrependido, tu lhe perdoarás.” (Lc 17,3-4). 
Não pode rezar a oração do Pai nosso quem ofende e não pede perdão; não pode rezar a oração do Pai Nosso quem é ofendido e não perdoa, porque o Mestre também disse: “Portanto, se estiveres para trazer a tua oferta ao altar e ali te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; e depois virás apresentar a tua oferta.” (Mt 5,23-24). 
O Senhor Jesus levou tão a sério os seus ensinamentos sobre o perdão que antes de dar o último suspiro na cruz ainda teve forças para se dirigir ao Pai e, num último esforço, perdoou todos aqueles que tanto mal lhe haviam causado tirando-lhe até a própria vida e da maneira mais cruel possível: “Pai, perdoa-lhes; não sabem o que fazem.” (Lc 23,34). 
O salmista assim ensina sobre o perdão, como evitar o mal e praticar o bem: “Filhos, vinte escutar-me, vou ensinar-vos o temor de Yahweh. Qual o homem que deseja a vida e quer longevidade para ver o bem? Preserva tua língua do mal e teus lábios de falarem falsamente. Evita o mal e pratica o bem, procura a paz e segue-a. Yahweh tem os olhos sobre os justos e os ouvidos atentos ao seu clamor. A face de Yahweh está contra os malfeitores, para da terra apagar a sua memória; eles gritamYIahweh escuta  e os liberta de suas angústias todas. Yahweh está perto dos corações  contritos, ele salva os espíritos abatidos. (Sl 34 (33),12-19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário